Concurso "Faz a Diferença"
Publicado em 2016-10-11 por Direção

A "Filipa" participou durante o passado ano letivo no concurso "FAZ A DIFERENÇA" promovido pela Câmara Municipal do Porto, em parceria com o CEIIA - Centro de Excelência e Inovação para a Indústria Automóvel.

Trata-se de um concurso de ideias que pretendia desafiar os jovens da nossa cidade para a participação na vida política e na direção dos assuntos da cidade do Porto. Participaram neste concurso 6 equipas de alunos de escolas secundárias do Porto, duas das quais da nossa Escola.

Os nossos alunos formaram duas equipas, cada uma com três elementos.

A equipa constituída pelos alunos Hugo Sousa, Manuel Lopes e João Silva apresentou o projeto FACILITA, que consistia na proposta de uma aplicação informática destinada dispositivos móveis e que pretendia facilitar a utilização dos transportes públicos da cidade e dos seus arredores, permitindo por exemplo a aquisição e validação de bilhetes e de passes, assim como a consulta de mapas e de horários através de um dispositivo móvel. A equipa constituída pelos alunos João Moura, Francisco Teixeira e João Duarte apresentou o projeto CS4S - CARSHARING 4 SCHOOLS. Este projeto consistia na criação de uma aplicação, para dispositivos móveis, destinada a gerir a partilha entre pais de transporte dos filhos para a escola, em sistema rotativo de "boleia".

O júri do concurso avaliou ambas as equipas da Filipa com positiva em todos os parâmetros em apreciação. A equipa vencedora foi a CS4S CARSHARING 4 SCHOOLS. O júri considerou que a ideia é exequível, sustentável, com baixo custo de implementação, que coloca a tecnologia ao serviço da interação social e que "apresenta um elevado potencial de aplicação".

Estes seis alunos mobilizaram saberes, não só curriculares como pessoais, usando a sua criatividade e a sua percepção do contexto envolvente na criação de projetos inovadores e promotores da qualidade de vida e do ambiente.

O trabalho, desenvolvido em grupo, com grande cumplicidade, espírito de cooperação e partilha de responsabilidades evidenciou as qualidades pessoais de cada um, descobrindo excelentes líderes de equipa e as suas capacidades de gestão e relacionamento não só com os seus pares mas, de igual forma, com outros interlocutores, numa abordagem tão próxima ao contexto profissional que os espera.

A escola revê-se nestes alunos e nos projetos que abraçam, com repercussões significativas no seu futuro, quer pessoal quer académico ou profissional!

A todos os participantes os nossos parabéns!