Filipa de Vilhena

Mais informados, mais capazes, mais livres.

Projeto educativo

Introdução

O Projecto Educativo é o documento estruturador da acção e funcionamento da Escola Secundária Filipa de Vilhena. Instrumento de planeamento estratégico da escola e organizador da consecução das suas finalidades, o Projecto Educativo é um guião para a comunidade educativa.

O Projecto Educativo define a missão - a razão de ser, a finalidade, a referência - e a cultura da escola, com os seus valores, normas e convicções. Nele estão, ainda, incorporados os princípios que definem a identidade da escola e o desenvolvimento de uma estratégia de acção.

Actualmente, as escolas tendem a instituir a autonomia e a inovação, a participação dos actores na especificidade organizacional, a abertura ao contexto, a responsabilização pelos serviços que prestam. A escola do terceiro milénio exige sensibilidade, capacidade de mudança e de inovação, capacidade de se transformar e de transformar. Um Projecto Educativo dinâmico é uma variável da organização escolar essencial para se sair da rigidez que tem caracterizado as escolas portuguesas.

O Projecto Educativo preconiza uma pedagogia positiva, numa atitude construtiva de diálogo, de análise da acção, de aprendizagem com a experiência continuada. É uma opção pedagógica a gestão da diversidade - cultural, de capital de conhecimentos, de maturidade, de ritmos de aprendizagem.

Em função do Projecto Educativo o Plano Anual de Actividades organiza as acções e identifica os recursos envolvidos para as concretizar.